Desenvolvimento

Desenvolvimento

Nos dias de hoje estamos quase o tempo todo conectados, se olharmos ao nosso redor, celulares, computadores e notebooks, estão por toda parte.

O virtual e o online ganharam forças surpreendentes nos últimos anos, alterando a vida das pessoas de diversas maneiras, (com otimização de tarefas e facilidade de pesquisas por exemplo) e claro, isso também afetou o mercado. Novas maneiras de comprar e vender surgiram, com isso áreas foram evoluindo e recebendo maior destaque e, uma delas foi a do desenvolvimento web e é sobre ela que estaremos falando.

Quando falamos em desenvolvimento pensamos diretamente em ideias como “criação” ou “aprimoramento” e, assim como a definição da palavra, é sobre esses conceitos que esta área trabalha.
Mas o que é Desenvolvimento em si?

Desenvolvimento é basicamente transformar ideias e necessidades reais em softwares computacionais (aplicativos, sistemas e sites por exemplo). Desenvolvimento também pode ser chamado de Development ou simplesmente programação.

fale conosco

O Mercado e o Desenvolvimento

Com um mercado muito ativo, relativamente novo e que move milhões de doláres por mês, novas ideias e objetivos surgem a todo instante, desde os mais simples projetos (como um pequeno website ou um hotsite), até os mais complexos sistemas (como intranets ou plataformas).

Economicamente falando, podemos dizer que o mercado está em alta, já que de acordo com estudos da Forrester, 25% dos investimentos em TI de 2013 foram destinados para o desenvolvimento. A estimativa cálcula que foram utilizados por volta de 542 Bilhões de doláres para esse segmento.

Um outro fator importante para esse mercado é a área de mobile. Sabemos que os celulares são uma febre mundial e a utilização desses meios de comunicação se tornou quase que natural para o ser humano, com isso o desenvolvimento para esta plataforma cresceu de uma maneira surpreendente. Estatísticas mostram que apenas para o sistema Android existam mais de 3,5 milhões de aplicativos dísponiveis para download, sobre o consumo foram apresentados dados pela Play Store (serviço de distribuição dos aplicativos da Google) de que mais de 19 bilhões de aplicativos foram baixados no último trimestre de 2017.

Sobre Programação

Com tantos atrativos e grande demanda de trabalho, vertentes e caminhos se tornam possíveis, um dos principais e grandes “heróis” do desenvolvimento são os engenheiros de software. São eles que vão dar rumo ao projeto, escolhendo as melhores linguagens para trabalhar em determinado projeto, organizando o sistema, realizando a estruturação e aplicando técnicas para aumentar e melhorar o desempenho do software.

A programação consiste em um time escrever linhas de códigos com comandos, esses por sua vez, serão interpretados pelo computador e irão fazer com que o software(site, app, sistema, etc.), funcione. Esses comandos, determinarão desde as funções e ações do programa, até coisas mais simples e estéticas como as cores e seu design. Além disso, a linguagem em que esses comandos serão escritos será muito importante, já que ela, está diretamente ligada ao tipo de aplicação que está sendo desenvolvida. Dentre as mais populares temos:

SEO Técnico

Aqui aplicamos técnicas nos principais pontos do site como: title, description, heading tag, URL amigável, link Juice, estudo de arquitetura do site, nome das imagens, tempo de carregamento, sitemap, marcação de dados, rich snippets e outros informações que ajudará o robô do Google identificar as informações do seu site.

Tecnologia

Nesta etapa é fundamental trabalhar em conjunto com um programador, já que, exploraremos alguns fatores no código fonte, entre as principais tarefas desta parte do processo, podemos destacar: limpeza de código fonte, redirects das páginas com erro 404, compactação dos arquivos Css e JavaScript, ativação do cache e outros fatores.

Conteúdo

Um dos principais pontos que o Google gosta de trabalhar é o conteúdo, muitas vezes, já escutamos que conteúdo é rei, por isso, não podemos deixar de lado esse fator, principalmente, quando trabalhamos com e-commerce que a pessoa não tem o vendedor para tirar todas as dúvidas no momento da compra. Hoje, não trabalhamos com foco em 100% na palavra-chave, usamos a palavra-chave como referência, mas entendemos a intenção de busca para entregar o melhor conteúdo dentro da jornada do consumidor.

Fale Conosco